O sintoma surge geralmente das infecções, mas pode haver muitas outras causas. O resfriado comum, tão habitual no inverno, embora afete as vias aéreas superiores, não costuma dar febre; por outro lado, a gripe - outra infecção viral das vias respiratórias - sim produz febre alta, mudando a temperatura do corpo, além de outros sintomas. Um dos riscos de não tratar a febre alta adequadamente é a desidratação. Sem líquido suficiente, o corpo não funciona corretamente.
A maioria das pessoas saudáveis regulam normalmente a água no organismo. No entanto, pessoas mais velhas, bebês e crianças são mais vulneráveis e é necessário ter algum cuidado.
Os sintomas de desidratação nos adultos são: sede, urinar menos do que o habitual ou um líquido de cor escura, cansaço, pele seca, enjoos e desmaios. Entre os pequenos, os sintomas incluem: língua e boca secas, não molhar a fralda por mais de três horas, choro sem lágrimas e estar mais sonolento ou adormecido do que o normal.
Também é recomendável consumir medicamentos para a gripe e resfriado que aliviam os sintomas, como Vick Pyrena com paracetamol e com sabor de mel e limão. Este antigripal pode ser dissolvido em água ou em chá quente que diminui rapidamente a dor de cabeça, de garganta, dores musculares e a febre. No caso das crianças, consulte um médico se a febre é alta ou se persiste por vários dias.
MedLine Plus - http://vsearch.nlm.nih.gov/vivisimo/cgi-bin/query-meta?v%3Aproject=medlineplus-spanish&query=fiebre&x=19&y=14