Trata-se de algo normal, porque a gripe baixa as defesas do nosso corpo; e o pior é que se não nos cuidamos adequadamente, padeceremos por mais tempo a enfermidade.Descanso é uma das palavras fundamentais quando temos gripe. Dormir adequadamente e o tempo suficiente ajuda o corpo a recuperar sua energia e nos sentimos melhor. Estar em um quarto escuro e sem muito barulho, por exemplo, beneficia o repouso, o relaxamento e ajuda a aliviar a dor na cabeça e no corpo.
Comer alimentos saudáveis e, de preferência, mornos, ajuda a estimular a salivação e permite aliviar a tosse e a dor de garganta. É muito comum a perda de apetite, que está associada à perda do paladar e do olfato quando a garganta dói e sofremos com a congestão nasal. Mas nem pensar em deixar de comer! O corpo necessita de todos os nutrientes que conseguimos através da comida, e é o que vai nos ajudar na recuperação. Hidratar-se também é fundamental. Água, chá, sopa… Não deixe de ingerir bastante líquido.
Psicológico: quando você está com gripe seu estado de ânimo muda; você fica mais distraído, cansado, estressado e irritadiço, muitas vezes perdendo a vontade de fazer qualquer atividade. Quando se está enfermo, o melhor é ter alguém que nos cuide e nos ajude a relaxar; pesquisas recentes dizem que a tensão atua no sistema imunológico e pode bloquear os sinais para sentir alívio dos sintomas. Ter alguém por perto ajuda a ampliar os ativos do medicamento que você tomar.Com o uso de medicamentos para a gripe e os cuidados adequados, você conseguirá recuperar seu estado de ânimo e rapidamente voltará à sua vida normal.